domingo, 25 de setembro de 2011

Netiqueta, guia de boas maneiras na internet

Comportamentos na internet
Netiqueta é o conjunto de regras de etiqueta, ou seja, comportamento na Internet. Essas regras refletem normas gerais de bom senso para a convivência dos de usuários na rede. Dessa forma, é necessário combinar letras maiúsculas e minúsculas, da mesma forma que na escrita comum.
 Na Internet, escrever palavras em letras maiúsculas é o mesmo que gritar. Quando se quer chamar a atenção pode-se grafar ou sublinhar as palavras.
Os emoticons (ou smileys) são ícones formados por parênteses, pontos, vírgulas e outros símbolos do teclado. Eles representam carinhas desenhadas na horizontal, e denotam emoções.  Veja os exemplos:
Sorria :-) pisque ;-) chore &-( ...

  É difícil descobrir quando uma pessoa está falando alguma coisa em tom de brincadeira, se está realmente bravo ou feliz, ou se está sendo irônico, em um ambiente no qual só há texto; por isso, entram em cena os smileys ou emoticons.
Os emoticons são símbolos gráficos baseados em caracteres comuns, usados para transmitir emoções por meio do correio eletrônico. Forma de comunicação paralinguística, um emoticon, palavra derivada da junção dos seguintes termos em inglês: emotion (emoção) + icon (ícone) (em alguns casos chamado smiley) é uma seqüência de caracteres tipográficos, tais como: :), ou ^-^ e :-); ou, também, uma imagem (usualmente, pequena ...
O assunto ou Subject de um e-mail deve estar sempre preenchido com o assunto tratado em sua mensagem de e-mail, pois geralmente as pessoas que recebem um e-mail os classificam  pela ordem de importância. E os arquivos anexados deverão ser enviados somente quando solicitados, jamais para listas. Deixar linhas em branco entre blocos de texto fica mais organizado e  fácil de ler, mesmo que a mensagem seja longa. Esses cuidados deixam um e-mail bem mais organizado. Responder a todas as mensagens pessoais é importante nunca esquecendo de agradecer às pessoas que o ajudarem.
Preste atenção para usar sempre o comando de resposta (reply) quando for responder a uma mensagem, e o comando de encaminhamento (forward) quando estiver somente passando adiante um e-mail. Isso evita confusões e mensagens em cascata. Cite sempre a mensagem respondida, indicando "quem" disse "o quê". Dezenas de mensagens podem ter chegado entre a mensagem original e sua resposta e, em alguns casos, sua resposta pode chegar antes da pergunta. Fazer spam é enviar mensagens por e-mail para dezenas de pessoas, listas ou newsgroups, não importando o assunto da lista, ou o interesse das pessoas destinatárias das mensagens
Ao receber mensagens com alertas sobre vírus, correntes de qualquer tipo, histórias estranhas, não passe adiante, pois você pode ajudar na propagação de vírus.  Não esqueça as regras de comunicação na internet, pois a boa educação é fundamental para uma boa comunicação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário